Política

Funcionários da CEDAE se manifestam diante da privatização da companhia no RJ

Compartilhe isso:

Por 41 votos a favor e 28 contra, a Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro foi privatizada em votação na Assembleia Legislativa. Funcionários da CEDAE, servidores públicos de outras categorias, estudantes, coletivos autônomos e movimentos sociais, além de pessoas que apoiam o movimento fizeram hoje(20), um ato em frente à ALERJ.

A manifestação começou em frente a Assembleia, local que tem sido o palco da resistência dos servidores públicos que lutam desde o ano passado contra as medidas de austeridade do governo estadual. Desta vez o ato saiu em caminhada da ALERJ, passando pela Avenida Presidente Vargas e chegando até a sede da CEDAE, onde mais uma vez a Polícia Militar agiu de forma truculenta e arbitrária contra a população que luta por seus direitos no Estado do Rio de Janeiro.

megafonia 8

Cercando aos poucos os manifestantes por outras ruas, a PM atacou quando o ato chegou na CEDAE. Bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral foram jogadas logo de início para todos os lados, atingindo até mesmo quem não estava participando da manifestação. Disparos com bala de borracha eram feitos a todo momento entre as ruas que cortavam a região da CEDAE. Do lado de quem protestava, apenas algumas grades foram derrubadas e bombinhas que só faziam barulho foram estouradas, nada que desse real motivo para a violência sem limites da PM.

megafonia 6
Segundo manifestantes, estes dois homens eram P2 (agentes da polícia) e estavam infiltrados no ato.

De acordo com infos que recebemos,19 pessoas foram presas e levadas ao 19º DP. Advogados que estavam na hora da prisão reclamavam de que não havia informações que legitimassem as prisões. O que vimos foi realmente uma perseguição aleatória aos mais jovens e estudantes.

Funcionários da CEDAE prometem continuar a luta mesmo com a venda da companhia.

Confira mais fotos do ato de hoje, feitas por Kauê Pallone/Megafonia:

megafonia 16 megafonia 15 megafonia 14 megafonia 13 megafonia 12 megafonia 11 megafonia 10 megafonia 9 megafonia 7 megafonia 5 megafonia Megafonia 1 megafonia 2

Compartilhe isso:

Comente

Comentários

Powered by Facebook Comments