Sociedade

Estudantes protestam contra o corte no passe livre durante as férias no Rio

Compartilhe isso:

Desde a última sexta-feira (20), estudantes que utilizam o Bilhete Único com passe livre universitário receberam a notícia de benefício seria cortado durante as férias. A decisão que acaba com o passe livre durante o recesso é inédita por parte do “sindicato” Rio Ônibus é representante das 41 empresas de ônibus do Rio.

Por conta disso estudantes foram às ruas protestar contra o corte e fizeram um ato ontem (23) caminhando por um pequeno trecho da Avenida Presidente Vargas até a Prefeitura do Rio de Janeiro. Apesar de pequeno, menos adesão do que foi confirmada na convocação pelo Facebook, o ato deu o recado através das pessoas que compareceram, mas mesmo assim mostra a necessidade de uma construção urgente para a unificação com outras pautas que cercam os problemas vividos pela educação de todo o estado do Rio.

mega 2

De acordo com os estudantes no ato, há a necessidade do benefício do passe livre porque durante o recesso do sistema de ensino os alunos continuam a desenvolver seus projetos e estudos. Um exemplo dado por eles é o da necessidade de visitar regularmente os centros culturais, museus, cinema, teatro, arquivos do estado, bibliotecas entre tantas outras ferramentas de reflexão e estudo. Sem o benefício, o estudante é obrigado a arcar com as dívidas do transporte.

megafonia 5

O sucateamento do sistema atinge todos setores do Estado, na crise dos servidores que atinge o Rio de Janeiro a educação se mostra em fase de falência, instituições como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro estão sendo esquecidas pelo poder público e afundadas em dívidas, caminhando para o fim da educação gratuita e abrindo espaço para empresas que lucram com o déficit do sistema educacional do Estado.

mega

Compartilhe isso:

Comente

Comentários

Powered by Facebook Comments